Dec 30, 2011

Bem-vindos à V Feira!

A V Feira do Livro de Poesia do Plateau vai realizar-se já no próximo dia 7 de Janeiro (sábado), das 10H00 às 18H00, no Pátio do Café Palkus do Palácio da Cultura Ildo Lobo.

Da parte da tarde (a partir das 15H00) haverá uma sessão de autógrafos com o poeta Tinudu, autor do livro “Kaubersu”.

À semelhança das feiras anteriores, para além dos Livros de Poesia (que serão a grande maioria), haverá também uma pequena mostra de Banda Desenhada (álbuns e fanzines), entre outros.

Quanto à Poesia, a V Feira terá à venda livros dos seguintes autores:
Abraão Vicente
Américo Teixeira Moreira
Casimiro de Brito
Fernando Cabrita
Fernando Saiote
Gabriela Rocha Martins
Graça Magalhães
Graça Pires
João Silveira
João Tomaz Parreira
Jorge Bicho
Lídia Borges
Maria Azenha
Mike Silves
Paulo Afonso Ramos
Paulo Eduardo Campos
Pedro S. Martins
Pedro Tiago
Raymond Farina
Tatiana Faia
Tinudu

Não faltem!

Novidades para a próxima Feira:

Eis os últimos livros que chegaram e que estarão na Feira à vossa espera, no próximo dia 7 de Janeiro:


"não sabia que a noite podia incendiar-se nos meus olhos"
Autor: Graça Pires (Portugal)
Edição de autor
Poesia

Graça Pires (n. 1946) estreou-se na poesia em 1990 com o livro "Poemas" que ganhou o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores. Ainda na década de noventa publicou quatro obras, todas elas premiadas.
Este livro "não sabia que a noite podia incendiar-se nos meus olhos" abre com onze poemas em prosa (cartas onde a autora respiga duas personagens bíblicas – Marta e Maria). A segunda parte, intitulada Sombras, contém 22 poemas (11+11), ou 22 fragmentos de um longo poema.

......................................


"Contagem de Estrelas"
Autor: João Tomaz Parreira (Portugal)
Edição de autor
Poesia





"Nada Onde Pousar o Sonho - Antologia"

Edição e coordenação de: João Tomaz Parreira (Portugal)
Editora: Desafio Miqueias
Poesia





"Os sapatos de Auschwitz"
Autor: João Tomaz Parreira (Portugal)
Editora: El Taller del Poeta
Poesia





"Encomenda a Stravinsky"

Autor: João Tomaz Parreira (Portugal)
Editora: El Taller del Poeta
Poesia


João Tomaz Parreira nasceu em Lisboa, em 1947. Tem 6 livros de poesia publicados (Este Rosto do Exílio,1973; Pedra Debruçada no Céu, 1975; Pássaros Aprendendo para Sempre, 1993; Contagem de Estrelas, 1996; Os Sapatos de Auschwitz, 2008; e Encomenda a Stravinsky, 2011), um ensaio teológico (O Quarto Evangelho-Aproximação ao Prólogo, 1988) e participação em Antologias. Escreve na revista evangélica «Novas de Alegria» desde 1964 e no Portal da Aliança Evangélica Portuguesa. Na juventude escreveu poesia e artigos no suplemento juvenil do "República", entre 1970-1972, sob a direcção de Raul Rego. Tendo começado em 1965 também no Juvenil do "Diário de Lisboa".

A Feira terá à disposição dos leitores 4 obras deste autor.

......................................


"Na memória dos pássaros"

Autor: Graça Magalhães (Portugal)
Editora: Palimage
Poesia





"Lavrar no corpo das algas"

Autor: Graça Magalhães (Portugal)
Editora: Palimage
Poesia

Graça Magalhães nasceu 1963.
Estudou em Coimbra onde concluiu licenciatura e mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.
Exerce em Viseu a profissão de educadora de infância e colabora como professora numa instituição de ensino superior na mesma cidade.
Tem poemas publicados em diversas Antologias e Revistas on-line e impressas, entre as quais a Revista Oficina de Poesia.
Publicou os seguintes livros de poesia:
Corpo de Rio – 2005
Na Memória dos Pássaros – 2006
Lavrar no Corpo das Algas – 2008
A Geografia do Tempo - 2009

A Feira terá à disposição dos leitores 2 obras desta autora.

......................................



"organização do caos"
Autor: Américo Teixeira Moreira (Portugal)
Edição de autor
Poesia





"Por detrás dos teus olhos"
Autor: Américo Teixeira Moreira (Portugal)
Editora: Ausência
Poesia






"Enigmático Fogo"
Autor: Américo Teixeira Moreira (Portugal)
Editora: Ausência
Poesia

Américo Teixeira Moreira, de 53 anos, é natural de Armamar, (Portuga, Alto Douro). É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, pós-graduado em Literatura Comparada e doutorando em Psicopedagogia. Com mais de uma dezena de livros publicados, Américo Moreira foi já premiado pela sua poesia, nomeadamente com o Prémio Antero de Quental pelo livro “Visões de Bruma” e o Prémio Fernando Namora pelo livro “Deambulações e Viagens”.

A Feira terá à disposição dos leitores 3 obras deste autor.

......................................


"Espécies Marinhas da Ilha de Santiago"

Autor: Emanuel Charles D'Oliveira (Cabo Verde)
Edição de autor
Fotografia




"Cabo Verde na Rota dos Naufrágios"

Autor: Emanuel Charles D'Oliveira (Cabo Verde)
Edição de autor
(Livro + CD Room)
História

Emanuel Charles D'Oliveira nasceu no Senegal em 1958, fez a escola secundária na Praia (Cabo Verde) e os estudos superiores em Moscovo e no Porto.
Em Moscovo licenciou-se em Cultura Física e Desporto, tendo ainda obtido um mestrado em Ciências Pedagógicas. No Porto, obteve também um mestrado em Ciência do Desporto.
Frequentou cursos de mergulho comercial e recreativo nos EUA, com percurso pela Florida, New Jersey e Massachusetts. Em Cabo Verde dirigiu o Departamento do Desporto da AAC-CV, foi professor de Educação Física, Director Geral do Desporto, fiscal do Governo no projecto de pesquisa arqueológica “Arqueonautas”, exercendo, actualmente, a profissão de professor de Educação Física.

A Feira terá à disposição dos leitores 2 obras deste autor.

Dec 26, 2011

Reportagem TCV da IV Feira



O meu agradecimento à Televisão de Cabo Verde, que ainda não faltou a nenhuma Feira!

Dec 21, 2011

IV Feira do Livro de Poesia

A 4ª Feira do Livro de Poesia do Plateau vai realizar-se no próximo dia 24 de Dezembro das 10H00 às 13H00 (sábado), no Café Palkus do Palácio da Cultura Ildo Lobo (Praia – Cabo Verde).
Espero por vós!

Dec 19, 2011

A Feira na Noite Branca



As pessoas foram chegando, vestidas de branco. Os livros esperavam por elas.
A Poesia esteve presente, nas páginas dos livros e nas paredes, numa partilha pela noite dentro.

Dec 14, 2011

Venham à Noite Branca!

A "Noite Branca", que se irá realizar no próximo dia 17 de Dezembro, consiste em transformar o Plateau, a partir das 18 horas, numa cidade branca, ou seja, em funcionamento. A actividade comercial irá manter-se durante toda a noite e as pessoas estarão todas vestidas de branco. Além do comércio, serão realizadas actividades culturais e recreativas em todas as zonas do Plateau durante toda a noite.

A Feira do Livro de Poesia também irá participar na Noite Branca do Plateau, no próximo dia 17 de Dezembro.
Lá estarei, no Palácio da Cultura Ildo Lobo (Praia - Cabo Verde), das 18H00 às 02H00, vestida de branco, acompanhada por (muitos) livros de poesia.
Apareçam!

Dec 5, 2011

Tudo vale a pena. Se a alma não é pequena.



Dois importantes momentos marcaram a II Feira do Livro de Poesia.
O primeiro (uma bela surpresa!) foi a chegada, pelas onze horas da manhã, ao pátio do café Palkus do Palácio da Cultura Ildo Lobo (local da Feira), de um grupo de meninos e meninas do Liceu Domingos Ramos que ali iriam fazer um recital de poesia.
Convidaram-me também para recitar (aceitei logo, pois claro!) e li 2 poemas: um poema concreto de E.M. de Melo e Castro incluído na antologia "Divina Música" e um poema de Torquato da Luz, do seu livro "Espelho Íntimo".
E foi assim qua a manhã da Feira ficou mais luminosa!



O segundo momento importante da Feira foi o lançamento, ao final da tarde, do livro de poesia de Abraão Vicente "e de repente a noite", em que os presentes participaram activamente, recitando poemas do livro. Ao princípio notou-se alguma inibição para ler em público, mas pouco tempo depois já todos se levantavam e liam os poemas do livro.
E foi assim que a noite da Feira ficou mais luminosa!



No final, quando me pergutaram: valeu a pena?
Respondi com palavras de Pessoa: Tudo vale a pena. Se a alma não é pequena.

A Televisão também lá esteve...



Dec 1, 2011

Príncipe Valente na Feira do Livro, para os aficcionados da BD!

Fanzine Efeméride - n.º 2 "Príncipe Valente no Século XXI"

Capa de Carlos Alberto para o fanzine Efeméride,
que engloba a obra colectiva Príncipe Valente no Século XXI


Carlos Alberto, bem conhecido de quem foi leitor do Mundo de Aventuras e/ou do Jornal do Cuto, é o nome que encabeça a lista dos colaboradores deste segundo número do fanzine Efeméride, preenchido com bandas desenhadas-paródias de homenagem àquele famoso herói medieval.
Prancha da autoria de Pedro Nogueira

Para esclarecer o espírito e a intenção deste fanzine, aqui se reproduz (parcialmente) o editorial:
A 13 de Fevereiro de 1937 - por acaso um sábado, contrariando a tradição das Sunday pages -, iniciava-se a publicação, simultaneamente nas páginas de oito jornais americanos, da notável obra de Figuração Narrativa intitulada Prince Valiant - In the Days of King Arthur, sob a autoria absoluta (desenho, argumento e colorido) de Harold Rudolf Foster.
Decorreram setenta anos após o surgimento dessa saga de ambientação medieval, narrada através de imagens sequenciais, complementadas por descrições e diálogos incluídos em legendas didascálicas - Hal Foster nunca quis usar os chamados "balões de fala" -, imagens essas de inquestionável mestria.
Na sequência do que já tinha feito no número inicial do Efeméride - também em formato inusitadamente grande para um fanzine, e totalmente a cores - com o qual comemorava a secular efeméride do clássico Little Nemo in Slumberland, de Winsor McCay, transformado na obra-paródia Sonhos de Nemo no Século XXI, reuni um grupo de vinte e um autores-artistas portugueses - uns consagrados, outros de recente geração - fazendo-lhes idêntico desafio, dando-lhes agora, para glosarem, em homenagem descomprometida através novamente por "pastiches", um bem diferente tema: Príncipe Valente no Século XXI. Como resposta, cada um desses autores (...) tomando por modelo a figura e as proezas do quase sempre conspícuo príncipe, deixou deslizar a imaginação para episódios prenhes de delirantes anacronismos, de improváveis peripécias, de situações deliciosamente absurdas e irreverentes.

Prancha da autoria de Renato Abreu

Vários desses "pastiches" são cintilantes de humor, a roçar por vezes o sarcasmo: um príncipe que, além de careca, usa peruca, é absolutamente inimaginável numa série de banda desenhada clássica; e não o é menos o visionamento, embora esporádico, de imagens que pairam a curta distância da escatologia.

Prancha da autoria de Álvaro


Até aflorando tonalidade dramática, um desses criadores atinge o limite da probabilidade ficcional, matando simbolicamente o herói medievo, reencarnado em homónima personagem inserida numa sombria cena de guerra hodierna.

Prancha da autoria de Paulo Monteiro (desenho) e Susa Monteiro (colorido)

Ao todo, formando panóplia por vezes desconcertante, decorrem vinte e um episódios onde aquela personagem marcante da Banda Desenhada mundial, ainda em publicação, é parodiada até ao delírio da criatividade.

Outros autores que participaram neste fanzine:
Pedro Massano, José Garcês, José Ruy, Baptista Mendes, Augusto Trigo, Zé Manel, Zé Paulo, Rui Pimentel, Pedro Castro, Santos Costa, Manuela Torres, Carlos Marques, José Abrantes, Pedro Nogueira, António Salvador, Alvaro, Renato Abreu, Paulo Monteiro, Ricardo Cabrita, Nazaré Alvares, João Amaral.
O "design" do fanzine esteve a cargo de Jorge Silva.

Efeméride
Nº 2 - 13 de Fevereiro de 2007
Formato A3 - Capa e miolo a cores
Tiragem: 100 exemplares
Editor: Geraldes Lino

(Texto da autoria de Geraldes Lino e retirado do seu blogue "Fanzines de Banda Desenhada")

Acabam de chegar!

Chegaram fresquinhos e vão estar na Feira à vossa espera, no próximo dia 3 de Dezembro, quatro obras de Casimiro de Brito:


"Arte de Bem Morrer"
Autor: Casimiro de Brito (Portugal)
Editora: Roma Editora
Poesia

Casimiro de Brito escreveu mais de meia centena de livros em Portugal e no estrangeiro; está representado em centenas de antologias e traduzido em mais de vinte línguas; é detentor de inúmeros prémios nacionais e internacionais; e escreve assim: Um fragmento, apenas um fragmento / de um livro que não posso ler de novo – / em que tudo se parece com o fogo enamorado / que resvala em rio por todas as matérias / do discurso da vida – / esse que se instala em bocas e crateras – / esse que se perpetua na voz indecifrada – / do coração. Um fragmento sou...
Arte de Bem Morrer é o segundo volume do "Livro das Quedas”, longo poema “em que trabalharei no resto dos meus dias” – diz o autor.
Arte de Bem Morrer é o regresso aos estóicos ou o caminho do Oriente que o autor percorreu. Por isso ele próprio diz que estes são os primeiros passos do "último labirinto". O Livro das Quedas foi iniciado no dia do nascimento da sua filha Diana, e dia da morte do seu amigo David. «A morte não existe, passamos de um lado para o outro, mas fazemos parte de um todo. Uma coisa é dizê-lo, outra vivê-lo.»



"Amar a Vida Inteira"
Autor: Casimiro de Brito (Portugal)
Editora: Roma Editora
Poesia

"Amar a vida inteira" é, embora autónomo, o terceiro volume do Livro das Quedas, de Casimiro de Brito, o tal poema em que o poeta pretende trabalhar até ao resto dos seus dias, e que vem sendo escrito desde 11 de Maio de 1996.
São “quedas” de amor que este livro contém, o amor físico (entre hduas pessoas) com a palavra ora a sugerir, ora a explicitar os rituais sexuais, as sensações e os instintos, na linha, aliás, de outros textos recentes do autor sobre o tema e que já são uma sua marca inconfundível; é, ainda, um exercício de indagação de um destino entregue à “grande arte” do “mel raro” da mulher.


"Livro das Quedas"
Autor: Casimiro de Brito (Portugal)
Editora: Roma Editora
Poesia

Casimiro de Brito nasceu em 1938, em Loulé e tem sido um viajante infatigável. Participa em Festivais de Poesia por todo o mundo. Publica desde 1958, e já vão mais de 50 títulos (poesia, ficção, ensaio, aforismos, diário, traduções).
Ganhou vários prémios nacionais e internacionais.
É conselheiro da Associação Mundial de Haiku (Tóquio); Embaixador Mundial da Paz (Genebra). Ordem do Infante.
O Livro das Quedas é a sua “obra sem fim”.
A poesia de amor de Casimiro de Brito é considerada como das mais eróticas da poesia portuguesa.


"Na Via do Mestre"
Autor: Casimiro de Brito (Portugal)
Editora: Temas Originais
Poesia

Este livro, escrito ao longo de 17 anos e para o qual estudou chinês e visitou vários países orientais, são as respostas de Casimiro de Brito às questões de Tao Te-King (ou Dao De Jing, o texto clássico chinês de Lao Zi escrito por volta do séc. VII a.C. e uma das obras mais divulgadas da literatura mundial), numa fusão que Casimiro de Brito pretendeu ser o mais perfeita possível entre a poesia e a filosofia. "Na Via do Mestre" está traduzido em várias línguas.