"Arte de Bem Morrer"
Autor: Casimiro de Brito (Portugal)
Editora: Roma Editora
Poesia
Casimiro de Brito escreveu mais de meia centena de livros em Portugal e no estrangeiro; está representado em centenas de antologias e traduzido em mais de vinte línguas; é detentor de inúmeros prémios nacionais e internacionais; e escreve assim: Um fragmento, apenas um fragmento / de um livro que não posso ler de novo – / em que tudo se parece com o fogo enamorado / que resvala em rio por todas as matérias / do discurso da vida – / esse que se instala em bocas e crateras – / esse que se perpetua na voz indecifrada – / do coração. Um fragmento sou...
Arte de Bem Morrer é o segundo volume do "Livro das Quedas”, longo poema “em que trabalharei no resto dos meus dias” – diz o autor.
Arte de Bem Morrer é o regresso aos estóicos ou o caminho do Oriente que o autor percorreu. Por isso ele próprio diz que estes são os primeiros passos do "último labirinto". O Livro das Quedas foi iniciado no dia do nascimento da sua filha Diana, e dia da morte do seu amigo David. «A morte não existe, passamos de um lado para o outro, mas fazemos parte de um todo. Uma coisa é dizê-lo, outra vivê-lo.»
"Amar a Vida Inteira"
Autor: Casimiro de Brito (Portugal)
Editora: Roma Editora
Poesia
"Amar a vida inteira" é, embora autónomo, o terceiro volume do Livro das Quedas, de Casimiro de Brito, o tal poema em que o poeta pretende trabalhar até ao resto dos seus dias, e que vem sendo escrito desde 11 de Maio de 1996.
"Livro das Quedas"
Autor: Casimiro de Brito (Portugal)
Editora: Roma Editora
Poesia
Casimiro de Brito nasceu em 1938, em Loulé e tem sido um viajante infatigável. Participa em Festivais de Poesia por todo o mundo. Publica desde 1958, e já vão mais de 50 títulos (poesia, ficção, ensaio, aforismos, diário, traduções).
Ganhou vários prémios nacionais e internacionais.
É conselheiro da Associação Mundial de Haiku (Tóquio); Embaixador Mundial da Paz (Genebra). Ordem do Infante.
O Livro das Quedas é a sua “obra sem fim”.
A poesia de amor de Casimiro de Brito é considerada como das mais eróticas da poesia portuguesa.
"Na Via do Mestre"
Autor: Casimiro de Brito (Portugal)
Editora: Temas Originais
Poesia
Este livro, escrito ao longo de 17 anos e para o qual estudou chinês e visitou vários países orientais, são as respostas de Casimiro de Brito às questões de Tao Te-King (ou Dao De Jing, o texto clássico chinês de Lao Zi escrito por volta do séc. VII a.C. e uma das obras mais divulgadas da literatura mundial), numa fusão que Casimiro de Brito pretendeu ser o mais perfeita possível entre a poesia e a filosofia. "Na Via do Mestre" está traduzido em várias línguas.
No comments:
Post a Comment